Asilo na Zona Norte, Tremembé – SP
Lar para Terceira Idade – Casa de Repouso Rita de Cássia

Orientações e Cuidados para Terceira Idade
Selecionamos 10 dicas fáceis que ajudarão o idoso a se manter saudável e feliz.
1 – Caminhar e manter-se fisicamente ativo é bom para o coração e mantém a independência.
2 – Jogos como cartas, dominó mantém o cérebro ativo.
3 – Permanecer ao ar livre. A Vitamina D, advinda do sol, ajuda a fixação do cálcio, melhora o ânimo. (é recomendado sempre a utilização do protetor solar).
4 – Cantar – O exercício respiratório que fazemos quando cantamos é saudável e combate o stress.
5 – Tomar de 6 a 8 copos de liquido, diariamente. Preferivelmente água ou suco de frutas naturais coados.
6 – Comer frutas e vegetais diariamente proporcionará melhor saúde e vitalidade que melhorará a qualidade de vida.
7 – A casa tem que ser segura e livre de riscos (degraus, objetos soltos) Estas pequenas mas importantes atenções evitam machucados, escorregões, quedas e fraturas.
8 – Sempre que possível o idosos devem ser acompanhados na ida ao banco, pois há criminosos que se especializaram em segui-los para roubar o dinheiro da aposentadoria e / ou da pensão.
9 – É importante que familiares amigos e vizinhos mais jovens façam visitas de surpresa aos mais velhos, mostrando que há pessoas que se preocupam com eles. Isso pode evitar o ataque de bandidos.
10 – Instrua constantemente seus pais ou avós para que não informem a estranhos, por telefone, pessoalmente ou na internet, dados bancários e referências sobre onde e como moram.

Possibilidades de Acidentes
Um entre quatro idosos cai dentro de casa, pelo menos uma vez por ano, e, em 34% dos casos, ocorre algum tipo de fratura.
Esses dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia comprovam que o risco de queda aumenta na terceira idade.
Os fatores que concorrem para isso estão ligados à perda de firmeza nas pernas, que causam dificuldade de locomoção, justamente quando os ossos estão mais frágeis; ao deslocamento do eixo de sustentação do corpo, na medida em que a coluna vertebral se curva e o equilíbrio é afetado; à queda de pressão arterial, ao levantar-se da cama; à dificuldade de visão; ao uso de certos remédios que podem provocar tonturas; artrose; desidratação; isquemia cerebral.
O perigo do tombo para o idoso está na fase de recuperação, que, nessa fase da vida, é difícil.
Permanecer imóvel por muitos dias, em geral, leva a um estado de enfraquecimento do paciente, que pode ser agravado, se precisar ficar deitado, pois há o risco de uma pneumonia.
Conforme a fratura, a do fêmur, por exemplo, há necessidade de cirurgia e internação hospitalar, que para o velho,sempre, é mais longa.
O ideal é, pois, evitar, de todas as maneiras possíveis, o risco de acidentes.